Disciplinas

Quadro de Disciplinas do PPGOB

    • Análise Bayesiana de Decisão (01072P)
    • Avaliação e Manejo de Recursos Pesqueiros (OC045)
    • Bioecologia de Cefalópodes (OC090)
    • Bioecologia de Cianobactérias (QU009)
    • Biologia do Zooplâncton Marinho (OC039)
    • Biologia Reprodutiva em Chondrichthyes
    • Biologia de Mamíferos Marinhos (OC052)
    • Biomecânica Aplicada a Organismos Aquáticos 
    • Cadeia Alimentar Microbiana em Ambientes Marinhos (OC062)
    • Ecologia de Aves Marinhas
    • Ecologia do Bentos Costeiro
    • Ecologia do Fitoplâncton e Protozooplâncton Marinho (OC048)
    • Ecologia do Ictioplâncton (OC050)
    • Efeitos Fisiológicos da Poluição (FG004)
  • Estágio Docência  Doutorado (EDGOBD)
  • Estágio Docência  Mestrado (EDGOBM)
  • Estatística Experimental (01055P)
  • Estatística Multivariada (01056P)
  • Fundamentos em Oceanografia
  • Hidroacústica aplicada à pesca, pesquisa pesqueira e ecologia marinha (OC080)
  • Ictiologia (OC009)
  • Interação de Mamíferos Marinhos com Atividades Pesqueiras
  • Metodologia Científica, Projetos e Seminários
  • Parâmetros Populacionais Pesqueiros (OC044)
  • Processos Físico-biológicos no Oceano para Sensoriamento
  • Química Marinha (QU002)
  • Tese de Doutorado (TE002)
  • Tese de Mestrado (TE001)
  • Técnicas Avançadas para Modelagem de Habitat da Fauna Marinha
  • Uso de Isótopos Estáveis em Ecologia Aquática

* Disciplinas oferecidas como Tópico Especial serão divulgadas semestralmente

 

Informações adicionais e as ementas das disciplinas

Disciplina: Análise Bayesiana de decisão (01072P)
Créditos: 2
Carga Horária: 30 teóricas; 0 práticas
Responsável: Prof. Paul Gerard Kinas
Ementa: Introdução. O método clássico e o paradigma bayesiano. Revisão de modelos de probabilidade. O princípio da verossimilhança. Teoria bayesiana da decisão. Elementos básicos. Probabilidades como medidas de incerteza. Teoria da utilidade e a medição de consequências. Dados estatísticos e o valor da sua informacão. Árvores decisórias. Análise bayesiana. Distribuições de probabilidades a priori. Distribuições de probabilidades a posteriori. Inferência bayesiana. Revisitando a teoria bayesiana da decisão. Como comunicar os resultados da análise bayesiana. Métodos de simulação estocástica.

Disciplina: Bioecologia de Cefalópodes (OC090)
Créditos: 2
Carga Horária: 15 teóricas; 15 práticas
Responsável: Prof. Manuel Haimovici
Ementa: Sistemática, anatomia funcional, ciclos de vida, relações tróficas, dinâmica populacional, potencial pesqueiro e exploração de cefalópodes.

Disciplina: Bioecologia de Cianobactérias (QU009)
Créditos: 2
Carga Horária: 15 teóricas; 15 práticas
Responsável: Prof. João Sarkis Yunes
Ementa: Origem e evolução. Ultraestrutura e diferenciação. Classificação genérica. Cultura em laboratório. Principais processos metabólicos. Fontes energéticas: fotossítese, respiração. Metabolismo do C e N: nitrato, nitrito, amonia e fixação do N2, CO2 e carboidratos. Principais aspectos ecológicos. Interação de nutrientes. Formação de blooms e toxinas. Osmo tolerância. Cianobactéria em associações. Biotecnologia. Cianobactéria como fertilizante. Cianobactéria como fonte de vitaminas e outros compostos. Cianobactéria como potencial genético.

Disciplina: Biogeografia Marinha (OC079)
Créditos: 2
Carga Horária: 30 teóricas; 0 práticas
Responsável: Prof. Fernando D’Incao
Ementa: Perspectivas em biogeografia, padrões, processos e escala em biogeografia. Padrões biogeográficos, limites de distribuição, barreiras, gradientes ambientais e padrões no passado. Diversidade, definição e medidas, hipótese, gradientes, diversidade no tempo, endemismo e seu significado para a biogeografia. Processo biológico na biogeografia, adaptação, especiação e interações ecológicas. Reconstrução biogeográfica, refúgios, biogeografia filogenética, biogeografia cladística, panbiogeografia e biogeografia histórica. Biogeografia de Ilhas. Biogeografia e tectônica de placas. Biogeografia na plataforma continental, em mar aberto e nas profundezas.

Disciplina: Biologia do Zooplâncton Marinho (OC039)
Créditos: 3
Carga Horária: 15 teóricas; 30 práticas
Responsável: Prof. Erik Muxagata
Ementa: Taxonomia, morfologia e ciclos vitais dos principais grupos. Metodologia de trabalho de campo e laboratório. Distribuição espacial e temporal. Fatores bióticos e abióticos. Migrações e adaptações. Organismos indicadores. Alimentação e metabolismo do zooplâncton. Produção secundária. Cadeias tróficas.

Disciplina: Biologia Reprodutiva em Chondrichthyes
Créditos: 1
Carga Horária: 15 teóricas; 0 práticas
Responsável: Profa. Cristina Oddone
Ementa: Introdução; Sistema reprodutivo do macho; Sistema reprodutivo da fêmea; Modos reprodutivos em Elasmobrânquios; Ciclos reprodutivos; Cópula e comportamento reprodutivo; Metodologia de estudos reprodutivos; Biologia reprodutiva no contexto da biologia pesqueira.

Disciplina: Biologia de Mamíferos Marinhos (OC052)
Créditos: 2
Carga Horária: 30 teóricas; 0 práticas
Responsável: Prof. Eduardo Secchi
Ementa: Origem e evolução; Adaptações morfológicas e fisiológicas ao ambiente marinho; Diversidade; Ecologia: distribuição, abundância, alimentação e o papel no ecossistema; Impactos e avaliação: parâmetros relevantes e métodos.

Disciplina: Biomecânica aplicada a organismos aquáticos
Créditos: 2
Carga Horária: 15 teóricas; 15h práticas; 
Responsável: Prof. Renato Mitsuo Nagata
Ementa: Princípios relacionados a uma compreensão biomecânica de organismos aquáticos em funções como a propulsão, o forrageamento e a mecânica de obtenção de alimento. Interações organismo-ambiente fluido, transições ontogenéticas e interações predador-presa. Aplicações da biomecânica para a exploração de questões evolutivas, fisiológicas e ecológicas.

Disciplina: Cadeia Alimentar Microbiana em Ambientes Marinhos (OC062)
Créditos: 3
Carga Horária: 15 teóricas; 30 práticas
Responsável: Prof. Paulo César Abreu
Ementa: Métodos e conceitos no estudo dos microorganismos aquáticos (bactérias, flagelados heterotróficos e ciliados). Importância dos microorganismos, como remineralizadores e como fonte alimentar para níveis tróficos superiores. A importância dos microorganismos nas cadeias alimentares dos ecossistemas marinhos. Caracterização, quantificação e determinação da atividade dos microorganismos em ambientes aquáticos.

Disciplina: Ecologia de Aves Marinhas
Créditos: 2
Carga Horária: 15 teóricas; 15 práticas
Responsável: Prof. Leandro Bugoni
Ementa: Origem e evolução das aves; relações filogenéticas entre as ordens de aves marinhas; morfologia e anatomia, com ênfase nas adaptações aos ambientes marinhos e costeiros; diversidade e sistemática dos grupos atuais; migrações; extinção, conservação e ameaças com ênfase em poluição e interação com atividades pesqueiras; aves marinhas brasileiras; técnicas para estudo de aves marinhas: uso de equipamentos, metodologia de identificação das espécies e amostragem ecológica.
As aulas práticas consistirão em atividades de campo e laboratório para estudos de anatomia, morfologia e métodos de necrópsia, obtenção de dados biométricos, muda da plumagem e taxidermia. Haverá apresentação de seminários.

Disciplina: Ecologia do Bentos Costeiro
Créditos: 1
Carga Horária: 15 teóricas; 0 práticas
Responsável: Prof. André Colling
Ementa: Análise da estrutura das comunidades macrobentônicas, seus aspectos ecológicos, e características ambientais que as influenciam nos habitats costeiros: regiões estuarinas (planos lamosos, marismas e mangues), e praias arenosas. Avaliação dos métodos e equipamentos de amostragem, suas vantagens e desvantagens e discutir os desenhos amostrais mais adequados para cada habitat.

Disciplina: Ecologia do Fitoplâncton e Protozooplâncton Marinho (OC048)
Créditos: 3
Carga Horária: 15 teóricas; 30 práticas
Responsável: Prof. Clarisse Odebrecht
Ementa: Caracterização dos organismos quanto a classificação taxonômica, morfologia funcional e ciclos de vida. Biologia dos principais grupos do fitoplâncton e protozooplâncton. Estrutura e funcionamento da comunidade. Processos pelágicos relacionados ao fitoplâncton e protozooplâncton nas diferentes escalas de tamanho espaciais e temporais.

Disciplina: Ecologia do Ictioplâncton (OC050)
Créditos: 3
Carga Horária: 15 teóricas; 30 práticas
Responsável: Prof. José Henrique Muelbert
Ementa: Introdução. Metodologia de trabalho. Morfologia e terminologia dos diferentes estágios ontogenéticos. Características importantes na identificação de ovos e larvas de teleósteos. Fatores bióticos e abióticos. Taxonomia, morfologia e ecologia dos principais grupos ictioplanctônicos. Síntese sobre a técnica de cultivo de larvas de peixes, para obtenção de série taxonômica.

Disciplina: Efeitos Fisiológicos da Poluição (FG004)
Créditos: 4
Carga Horária: 30 teóricas; 30 práticas
Responsável: Prof. Adalto Bianchini
Ementa: Noções de tóxicos e toxicologia. Tipos de contaminação. Classificação dos poluentes. Efeitos gerais dos poluentes. Testes toxicológicos. Efeitos fisiológicos da poluição orgânica, da eutrofização, da acidificação, de óleos, de metais pesados e de pesticidas. Interações entre fatores bióticos, abióticos e os poluentes.

Disciplina: Estatística Experimental (01055P)
Créditos: 2
Carga Horária: 30 teóricas; 0 práticas
Responsável: Profa. Ana Maria Azambuja da Silva
Ementa: Revisão de Estatística Descritiva e Probabilidade. Revisão de Inferência Estatística. Testes de Hipóteses. Regressão e Correlação Simples. Noções básicas de experimentação. Os delineamentos experimentais. Verificação dos requisitos para a Análise da Variância. Experimentos inteiramente ao acaso. Experimentos em blocos ao acaso. Mais sobre experimentos inteiramente ao acaso e em blocos. A comparação de médias. O estudo das interações. Experimentos fatoriais. Efeitos fixos e aleatórios. Experimentos hierárquicos. Experimentos em parcelas subdivididas. Análise de covariância. Experimentos com medidas repetidas. Análise de Regressão Múltipla.

Disciplina: Estatística Multivariada (01056P)
Créditos: 2
Carga Horária: 30 teóricas; 0 práticas
Responsável: Prof. Juliano Marangoni
Ementa: Conceitos básicos de Álgebra Linear. Análise de Correlação Canônica. Análise de Componentes Principais. Análise Fatorial. Análise de Correspondências. Análise de Agrupamentos. Análise Discriminante. Análise de Escalonamento Multidimensional. Análise de Sobrevivência. Combinação de técnicas multivariadas
Observação: Esta disciplina também é oferecida no 4º bimestre de ano ímpar.

Disciplina: Fundamentos em Oceanografia

Créditos: 2
Carga Horária: 30 teóricas; 0 práticas
Responsável: Prof. Luiz Felipe Dumont
Ementa: História e importância da Oceanografia no Brasil e no mundo, tectônica de placas e sedimentologia de ambientes marinhos, propriedades físico-químicas da água do mar, massas de água e circulação superficial, transferência de energia nas cadeias trófica marinhas, produção primária e secundária e características dos principais ambientes costeiros e oceânicos.

Disciplina: Hidroacústica aplicada à pesca, pesquisa pesqueira e ecologia marinha (OC080)
Créditos: 2
Carga Horária: 15 teóricas; 15 práticas
Responsável: Prof. Lauro Madureira
Ementa: Histórico. Introdução à teoria da hidroacústica. Instrumentos acústicos. Registros acústicos. Hidroacústica e pesca. Vigor de alvo. Hidroacústica e pesquisa. Acústica e plâncton. Acústica aplicada à medição de correntes marinhas.

Disciplina: Ictiologia (OC009)
Créditos: 1
Carga Horária: 15 teóricas; 0 práticas
Responsável: Prof. João Paes Vieira Sobrinho
Ementa: Conceitos básicos em evolução e sistemática de Agnatha, Chondrichthyes e Osteichthyes. Forma, locomoção, alimentação, excreção, reprodução, respiração, circulação, sistema nervoso e sensorial. Endocrinologia. Interação e migração dos peixes. Ecossistemas (peixes de água doce, marinhos e estuarinos). de arrastos com posterior identificação das espécies: anatomia e osteologia comparada.

Disciplina: Interações de Mamíferos Marinhos com Atividades Pesqueiras
Créditos: 2
Carga Horária: 30 teóricas; 0 práticas
Responsável: Prof. Eduardo Secchi
Ementa: Artes de pesca envolvidas: artes passivas e ativas. Natureza das interações: ecológicas (competição direta e indireta pelos recursos); operacionais (captura acidental e depredação); exploração comercial (captura intencional de pequenos cetáceos e atividade baleeira); caça de subsistência.  Magnitude das interações e espécies envolvidas em relação à arte de pesca. Efeitos das interações nos mamíferos e na pesca. Avaliação do impacto e procedimentos de mitigação. O papel da Comissão Internacional Baleeira (IWC) e União Mundial para a Conservação da Natureza (IUCN) e outras na conservação dos mamíferos marinhos.

Disciplina: Metodologia Científica, Projetos e Seminários
Créditos: 2
Carga Horária: 15 teóricas; 15 práticas
Responsável: Prof. Gonzalo Velasco Canziani
Ementa: Aspectos históricos do pensamento científico e do desenvolvimento da ciência; Aspectos conceituais e práticos relativos à preparação dos projetos de tese; Revisão bibliográfica: periódicos e bases de dados; Estruturação e submissão de artigos científicos; Preparação e apresentação de trabalhos em forma de pôster e oral.

Disciplina: Processos físico-biológicos no Oceano para Sensoriamento 
Créditos: 2 
Carga Horária: 30 teóricas; 0 práticas
Responsável: Prof. Carlos Alberto Eiras Garcia
Ementa: Princípios da emissão e da transferência da radiação eletromagnética e sua interação com os constituintes da atmosfera e do oceano. Sensoriamento remoto dos oceanos nas faixas da radiação visível (cor do mar) e infra-vermelha (temperatura superficial do mar). Princípios da propagação da luz no mar e suas aplicações para a determinação da concentração de pigmentos fitoplanctônicos e produção primária, em escalas regional e global. Variabilidade espaço-temporal de processos físicos e biológicos em diferentes escalas, por imagens de satélite.

Disciplina: Química Marinha (QU002)
Créditos: 4
Carga Horária: 30 teóricas; 30 práticas
Responsável: Prof. Luis Felipe Niencheski
Ementa: Parte teórica: Introdução. Os oceanos como um ambiente químico. Molécula da água. Estrutura da água líquida. Salinidade. Principais constituintes da água do mar. Material em suspensão.elementos traços. Elementos nutrientes dissolvidos. Nitrogênio e oxigênio dissolvido. Sistema gás carbônico. Interfaces - sedimento - coluna d' água - atmosfera. Espectrofotometria. Sistemas automatizados de analise. Programas internacionais de obtenção de dados químicos. Parte prática: Técnicas de coleta e coleta no estuário da Lagoa dos Patos. Determinações da condutividade, da salinidade, do oxigênio dissolvido, do ph e do eh, da alcalinidade, do material em suspensão, métodos fotométricos. Dosagens do silício, do fosfato, do amônio, do nitrito e do nitrato na água do mar. Utilização do sistema f.i.a. - determinação de cloretos. Utilização do espectrofotômetro de absorção atômica. Interpretação dos dados obtidos durante a aula pratica de coleta de dados.

Disciplina: Técnicas avançadas para modelagem de habitat da fauna marinha
Créditos: 2
Carga Horária: 15 teóricas; 0 práticas
Responsável: Prof. Luciano Dalla Rosa
Ementa: Introdução ao uso de modelos estatísticos (GLMs, GAMs, e modelos mistos)  no estudo das relações entre abundância/distribuição de espécies e variáveis/processos oceanográficos utilizando o software livre R. Ajuste e seleção de modelos; Problemas de autocorrelação e como resolvê-los; Aplicação para modelar o habitat da fauna marinha.


Disciplina: Uso de Isótopos Estáveis em Ecologia Aquática
Créditos: 2
Carga Horária: 30 teóricas; 0 práticas
Responsável: Prof. Alexandre Garcia
Ementa: Conceitos e notações básicas sobre isótopos estáveis. Aplicações e limitações metodológicas. A coleta e pré-processamento das amostras. Aspectos básicos da análise de dados isotópicos. O uso de isótopos de carbono e nitrogênio em estudos de teias alimentares. Integração com métodos tradicionais de conteúdo estomacal. Composição isotópica da biota na avaliação da eutrofização e seus impactos.