Disciplinas

Quadro de Disciplinas do PPGOB (Maio de 2025)

    •  

      Disciplinas obrigatórias

      Seminários em Oceanografia Biológica I Cód. 11331P (2 créditos) Profs. Silvina Botta e Carlos Rafael Borges Mendes

Ementa: Disciplina onde o aluno matriculado assiste seminários de outros alunos matriculados (garantindo frequência mínima de 75%) e outros eventuais que forem oferecidos e apresenta um seminário no semestre, referente à seu projeto de dissertação/tese.

    •  Seminários em Oceanografia Biológica II Cód. 11332P (2 créditos) Profs. Silvina Botta e Carlos Rafael Borges Mendes

    • Ementa: Disciplina onde o aluno matriculado assiste seminários de outros alunos matriculados (garantindo frequência mínima de 75%) e outros eventuais que forem oferecidos e apresenta um seminário no semestre.

    •  

      Estágio Docente na Graduação. (Ob / Mestrado)

      Cód. EDGOBM (2 créditos)

    • Estágio Docência na Graduação I (Oc Biol Doutorado)

      Cód. 11219P (2 créditos)

    • Estágio Docência na Graduação II (Oc Biol Doutorado)

      Cód. 11220P (2 créditos)

    • Dissertação de Mestrado I - PPG Oceanografia Biológica

      Cód. 11300P (2 créditos)

      Dissertação de Mestrado II - PPG Oceanografia Biológica

      Cód. 11301P (2 créditos)

      Dissertação de Mestrado III - PPG Oceanografia Biológica

      Cód. 11302P (2 créditos)

      Dissertação de Mestrado IV - PPG Oceanografia Biológica

      Cód. 11303P (2 créditos)

      Tese de Doutorado I - PPG Oceanografia Biológica

      Cód. 11305P (2 créditos)

      Tese de Doutorado II - PPG Oceanografia Biológica

      Cód. 11306P (2 créditos)

      Tese de Doutorado III - PPG Oceanografia Biológica

      Cód. 11307P (2 créditos)

      Tese de Doutorado IV - PPG Oceanografia Biológica

      Cód.        (2 créditos)

      Tese de Doutorado V - PPG Oceanografia Biológica

      Cód.        (2 créditos)

      Tese de Doutorado VI - PPG Oceanografia Biológica

      Cód.        (2 créditos)

      Tese de Doutorado VII - PPG Oceanografia Biológica

      Cód.        (2 créditos)

      Tese de Doutorado VIII - PPG Oceanografia Biológica

      Cód.        (2 créditos)

       

      Disciplinas Optativas

    •  

      Ecologia do Ictioplâncton Cód. OC050 (3 créditos). Prof. Jose Henrique Muelbert

Ementa: Introdução. Metodologia de trabalho. Morfologia e terminologia dos diferentes estágios ontogenéticos. Características importantes na identificação de ovos e larvas de teleósteos. Fatores bióticos e abióticos. Taxonomia, morfologia e ecologia dos principais grupos ictioplanctônicos. Síntese sobre a técnica de cultivo de larvas de peixes, para obtenção de série taxonômica

    • Metodologia Científica: Projetos e Seminários Cód. 11274P (2 créditos) Prof. Gonzalo Velasco Canziani

    • Ementa: Aspectos históricos do pensamento científico, do desenvolvimento e evolução do Método Cientifico. Mudanças dos paradigmas da ciência desde os cientistas pré-socráticos até nossos dias. Aspectos conceituais e práticos relativos à preparação dos projetos de tese nos PPGs da FURG. Revisão bibliográfica: periódicos e bases de dados impressas e eletrônicas; o Fator de Impacto e as métricas das publicações científicas. Estruturação e submissão de Resumos e Artigos científicos, e de apresentações orais.

    •  

      Reprodução e Cultivo de Crustáceos Cód. 11085P (3 créditos) Prof. Wilson Francisco Britto Wasielesky Junior

Ementa: A disciplina tem como objetivo básico de fornecer conhecimentos sobre a reprodução e crescimento de crustáceos em cativeiro, repassando ao aluno noções sobre as diferentes atividades inerentes ao cultivo de crustáceos. A mesma é dividida basicamente em quatro partes. A primeira parte refere-se a aspectos que envolvem a reprodução e larvicultura em laboratório. A segunda parte trata sobre o manejo e a transferência dos organismos para os sistemas de pré-berçários e berçários no laboratório e no ambiente. A terceira parte refere-se à engorda, ou seja, o crescimento de crustáceos em viveiros, gaiolas, cercados e em sistemas heterotróficos, e suas respectivas estratégias de manejo de cultivo. A quarta parte refere-se à elaboração de projetos e aos processos de despesca e comercialização da produção em cativeiro.

    • Análise Bayesiana de Decisão Cód. 01072P (2 créditos) Prof. Paul G. Kinas

    • Ementa: Teoria de probabilidade e medição de incertezas. Teoria de utilidades e medição de preferências em presença de incerteza. Coerência e o princípio da maximização de utilidades esperadas. Inferência estatística: uma perspectiva bayesiana. Métodos de simulação estocástica: reamostragem de importância (SIR), Monte Carlo com Cadeias de Markov (MCMC). Inferência bayesiana na prática.

    •  

      Estatística Multivariada Cód. 01054P (2 créditos) Prof. Juliano Cesar Marangoni

    • Ementa: Regressão Linear Múltipla. Análises multivariadas: Fatorial, Agrupamento, Discriminante, Correlação Canônica, Escalonamento, Correspondências e suas combinações.

    •  

      Estatística Ambiental com o R Cód. 01234P (2 créditos) Prof. Raquel Da Fontoura Nicolette

Ementa: Introdução a linguagem de programação com R, análise exploratória de dados ambientais (organização e manipulação de dados, estatística descritiva, gráficos, tabelas). -Distribuições de probabilidade para modelagem ambiental (distribuição para variáveis ambientais discretas e contínuas) -Inferência estatística e introdução a modelos lineares em dados ambientais.

    • Seminários Internacionais Cód. 11314P (2 créditos) Profs. diversos

Ementa: Série de seminários em temas relevantes de vanguarda relacionados a Oceanografia Biológica ministrada por profissionais internacionais de destaques. Adicionalmente aos seminários, aulas presenciais com os professores do PPGOB e convidados, vinculados ao tema dos seminários, para discussão e reforço dos tópicos abordados.

    •  Captura Incidental e Descarte na Pesca Cód. 11335P (2 créditos) Profa. Danielle da Silveira Monteiro

    • Ementa: Os conteúdos abordados incluem: Definições de captura incidental. Histórico dos estudos sobre captura incidental e descarte na pesca. Fatores responsáveis pela captura incidental e descarte. Impactos ecológicos, econômicos e sociais do descarte na pesca. Captura incidental de espécies da megafauna marinha ameaçadas de extinção: mamíferos marinhos, tartarugas e aves marinhas e elasmobrânquios. Medidas mitigadoras para redução da captura incidental e descarte na pesca

    •  

      Biologia do Zooplâncton Marinho Cód. OC039 (3 créditos) Prof. Erik Muxagata

    • Ementa: Taxonomia, morfologia e ciclos vitais dos principais grupos. Metodologia de trabalho de campo e laboratório. Distribuição espacial e temporal. Fatores bióticos e abióticos. Migrações e adaptações. Organismos indicadores. Alimentação e metabolismo do zooplâncton. Produção secundária. Cadeias tróficas.

    •  

      Ecologia de Macroalgas e Fanerógamas Submersas Cód. 11193P (2 créditos) Profa. Margareth da Silva Copertino

Ementa: Introdução - Definições e caracterizações gerais, comparação entre fanerógamas submersas e macroalgas. A) Fanerógamas submersas - Caracterização, biogeografia, grupos funcionais, espécies. Fatores determinantes do crescimento,abundância e distribuição das espécies. Interações biológicas, funções e serviços ecossistêmicos. B) Macroalgas - Caracterização, grupos funcionais, espécies, biogeografia. Fatores determinantes do crescimento,abundância e distribuição das espécies. Interações biológicas, funções e serviços ecossistêmicos. C) Pradarias e Bancos de Macroalgas - Impactos naturais e antrópicos, degradação de habitats. Efeito de Mudanças Climáticas Globais. Conservação e Manejo

    •  Efeitos Fisiológicos da Poluição Cód. FG004 (3 créditos) Prof. Adalto Bianchini

Ementa: Noções de tóxicos e toxicologia. Tipos de contaminação. Efeitos gerais de poluentes. Testes toxicológicos. Classificação dos poluentes. Efeitos fisiológicos da poluição orgânica, da eutrofização, da acidificação, de óleos, de metais pesados e de pesticidas. Interações entre fatores abióticos e os poluentes.

    • Técnicas avançadas para Modelagem de Habitat da Fauna Marinha Cód. 11192P (2 créditos) Prof. Luciano Dalla Rosa

    • Ementa: Introdução à modelagem de habitat (relações espécie-habitat): exemplos de aplicações; importância da escala. Variáveis oceanográficas: amostragens in situ e dados de sensoriamento remoto; vantagens e desvantagens de cada método para o uso na modelagem de habitat. Sistemas de Informação Geográfica SIG (GIS) e sua utilização nos estudos de modelagem ecológica; algumas noções básicas e ferramentas no ArcGIS (ESRI). Introdução ao programa R e ao pacote mgcv. Exploração de dados antes da modelagem; Introdução às análises para correlacionar a distribuição (presença/ausência) e abundância relativa com variáveis fisiográficas e oceanográficas (parâmetros bióticos e abióticos); Modelos lineares ou modelos não lineares? Modelos lineares generalizados (GLMs) e exemplos de aplicações no R, incluindo técnicas de ajuste e seleção de modelos. Modelos aditivos generalizados (GAMs) e exemplos de aplicações no R, incluindo técnicas de ajuste e seleção de modelos. Continuação da aula 5 (GAMs) Autocorrelação e técnicas recentes de modelagem para lidar com esse problema (GLMMs, GAMMs e GEEs) Excesso de zeros (dados e modelos inflacionados de zeros ZINB, ZIP e hurdle models: ZAP e ZANB) Análises de uso de habitat/seleção de recursos (resource selection analysis) em estudos de telemetria da megafauna marinha Uso dos modelos em predições; Modelos explicitamente espaciais e outras análises espaciais; Aplicação da modelagem de habitat na conservação da megafauna marinha

    •  

      Uso de Isótopos Estáveis em Ecologia Aquática Cód. 11191P (2 créditos) Prof. Alexandre Miranda Garcia

    • Ementa: Conceitos e notações básicas sobre isótopos estáveis. Aplicações e limitações metodológicas. A coleta e pré-processamento das amostras. Aspectos básicos da análise de dados isotópicos. O uso de isótopos de carbono e nitrogênio em estudos de teias alimentares. Integração com métodos tradicionais de conteúdo estomacal. Composição isotópica da biota na avaliação da eutrofização e seus impactos.

    •  

      Avaliação e Manejo de Recursos Pesqueiros Cód. OC045 (3 créditos) Profs. Manuel Haimovici e Luis Gustavo Cardoso

    • Ementa: Características dos recursos pesqueiros. Elementos de economía pesqueira. Captura e esforço. Seletividade. Mortalidade. Métodos e modelos de avaliação. Objetivos e métodos de manejo. Análises de casos.

    •  

      Fundamentos de Oceanografia Cód. 11190P (2 créditos) Prof. Luiz Felipe Cestari Dumont

    • Ementa: História e importância da Oceanografia no Brasil e no mundo, tectônica de placas e sedimentologia de ambientes marinhos, propriedades físico-químicas da água do mar, massas de água e circulação superficial, transferência de energia nas cadeias trófica marinhas, produção primária e secundária e características dos principais ambientes costeiros e oceânicos.

    •  

      Biologia de Mamíferos Marinhos Cód. OC052 (2 créditos) Profs. Eduardo R. Secchi e Silvina Botta

    • Ementa: Os mamíferos marinhos (ênfase em cetáceos, pinípedes e sirênios): Origem e Evolução; Diversidade e Zoogeografia; Adaptações Morfológicas e fisiológicas ao Ambiente Aquático; Ecologia (alimentação, estratégias reprodutivas, dinâmica populacional, movimentos); Impactos Antropogênicos e Conservação; Técnicas de estudo.

    •  

      Biologia de Aves Aquáticas Cód. 15107P (2 créditos) Prof. Leandro Bugoni

    • Ementa: Origem e evolução das aves. Relações filogenéticas entre as ordens de aves aquáticas. Morfologia e anatomia, com ênfase nas adaptações aos ambientes aquáticos. Diversidade e sistemática dos grupos atuais. Migrações. Extinção, conservação e ameaças. Uso de equipamentos, metodologia de identificação das espécies e amostragem ornitológica.

    •  

      Modelos Lineares Generalizados Cód. 01139P (2 créditos) Prof. Paul Gerhard Kinas

    • Ementa: Modelos Lineares (ML): 1) Formulação geral do ML e estimação dos parâmetros. 2) Métodos diagnósticos e comparação entre modelos. 3) Inferência Bayesiana em ML Modelos Lineares Generalizados (MLG): 4) Formulação geral do MLG e estimação de parâmetros 5) MLG para família binomial de distribuições 6) MLG para família Poisson de distribuições 7) MLG para família Gama de distribuições 8) Seminários com aplicações.

    •  

      Interações de Mamíferos Marinhos com Atividades Pesqueiras Cód. 11087P. (2 créditos) Prof. Eduardo R. Secchi

    • Ementa: Artes de pesca envolvidas: artes passivas e ativas. Natureza das interações: ecológicas (competição direta e indireta pelos recursos); operacionais (captura acidental e depredação); exploração comercial (captura intencional de pequenos cetáceos e atividade baleeira); caça de subsistência. Magnitude das interações e espécies envolvidas em relação à arte de pesca. Efeitos das interações nos mamíferos e na pesca. Avaliação do impacto e procedimentos de mitigação. O papel da Comissão Internacional Baleeira (IWC) e União Mundial para a Conservação da Natureza (IUCN) e outras na conservação dos mamíferos marinhos.

Biologia Pesqueira Cód. 11198P (3 créditos) Prof. Luis Gustavo Cardoso

Ementa: Recursos Pesqueiros: Estratégias de vida de espécies explotadas. População e Estoque. Amostragem e análise de dados Pesqueiros: Obtenção e analise de dados pesqueiros. Captura e esforço. Seletividade. Dinâmica populacional de recursos pesqueiros: reprodução, recrutamento, crescimento e mortalidade. Alterações na estrutura e dinâmica populacional de recursos pesqueiros.

    • Biomecânica Aplicada à Organismos Aquáticos Cód. 11273P (2 créditos) Prof. Renato Mitsuo Nagata

    • Ementa: Princípios relacionados a uma compreensão biomecânica de organismos aquáticos em funções como a propulsão, o forrageamento e a mecânica de obtenção de alimento. Interações organismo-ambiente fluido, transições ontogenéticas e interações predador-presa. Aplicações da biomecânica para a exploração de questões evolutivas, fisiológicas e ecológicas.

    •  

      Ecologia do Bentos Costeiro Cód. 11139P (2 créditos) Prof. Leonir Andre Colling

    • Ementa: Analisar a estrutura das comunidades macrobentônicas, seus aspectos ecológicos, e características ambientais que as influenciam nos habitats costeiros: regiões estuarinas (planos lamosos, marismas e mangues), e praias arenosas. Avaliar os métodos e equipamentos de amostragem, suas vantagens e desvantagens e discutir os desenhos amostrais mais adequados para cada habitat.

  • Pigmentos Fitoplanctônicos: Caracterização, Quimiotaxonomia e Aplicações em Oceanografia Cód. 11155P (2 créditos) Prof. Carlos Rafael Borges Mendes

  • Ementa: Introdução ao tema de estudo: Conceitos; Características básicas; Diferentes ti-pos de pigmentos; Importância e contextualização do estudo dos pigmentos em Oceanografia; Aplicações práticas. Classes de microalgas e suas assinaturas pigmentares: Organização estrutural da célula de uma microalga; Classificação das algas; Origem dos plastos das mi-croalgas; Características biológicas e pigmentares das microalgas fotossintéticas. Metabolismo e função dos pigmentos fotossintéticos: Importância dos pigmen-tos na fotossíntese; Estrutura, biossíntese e função das clorofilas e carotenoides. Procedimentos de análise/determinação de pigmentos: Amostragem, filtração e armazenamento de amostras; Métodos de extração de pigmentos; Desenvolvimento dos diferentes métodos de quantificação pigmentar; Métodos fluorométricos e es-pectrofotométricos. Introdução à metodologia de HPLC: Princípios e aplicações; Diferentes metodo-logias; Métodos de calibração; Validação dos métodos e controle de qualidade. Interpretação quantitativa da informação quimiotaxonômica dos pigmentos: Avaliação qualitativa dos dados pigmentares; Abordagens matemáticas utilizadas na interpretação taxonômica dos dados pigmentares; Agrupamento por classes de tamanho; Variabilidade da informação pigmentar; Comparação com os resultados obtidos por outras técnicas. Pigmentos solúveis em água: Ficobiliproteínas; Aminoácidos tipo micosporinas (MAAs). Outras aplicações/propriedades dos pigmentos: Processos de foto-aclimatização de longa e curta duração; Ciclo da xantofilas; Propriedades e índices ecológicos; Propriedades óticas dos pigmentos fitoplantônicos; Monitoramento ótico das assinaturas pigmentares dos florescimentos de microalgas.

  •  

    Ecologia de Mar Profundo Cód.  11324P (2 créditos) Prof. Mauricio Shimabukuro

  • Ementa: Conceito de mar profundo e características gerais de assoalho marinho profundo. Padrões espaço-temporais de abundância e diversidade bêntica. Caracterização e padrões de diversidades nos diferentes ecossistemas de mar profundo. Recursos vivos e minerais, impactos e manejo do oceano profundo.

  • Introdução à Biogeografia Marinha Cód. 11260P (3 créditos) Profa. Silvina Botta

  • Ementa: A biogeografia como ciência: histórico, conceitos e aplicações. Conceitos de espécie. Especiação e endemismos no ambiente marinho. Padrões e processos no mar. Propostas de regionalização marinha. Principais escolas biogeográficas e seus métodos. Biogeografia de ilhas. Invasões e introduções no ambiente marinho. Biogeografia da Conservação. Filogeografia.

  • Introdução à Modelagem Ecotrófica de Ecossistemas Aquáticos Cód. 11158P (2 créditos) Prof. Gonzalo Velasco Canziani

  • Ementa: Trata-se de um curso com aulas teóricas e práticas, onde aos alunos serão apresentadas informações sobre as características e estrutura dos modelos ecossistêmicos em geral e, com mais detalhe, sobre os modelos ecotróficos criados no pacote Ecopath. Na parte prática, os alunos serão orientados na coleta de dados da literatura para composição de um modelo simples, que represente um ecossistema aquático do seu interesse. Detalhamento das aulas: I) Apresentação do curso e do cronograma de aulas teóricas e práticas. O conceito de modelagem; tipos de modelos; modelagem em ecologia; objetivos, vantagens e limitações dos modelos. II) Princípios de modelagem simples: modelo linear, ajuste iterativo por mínimos quadrados e máxima verosimilhança. Modelos não lineares. III) Um modelo simples de ecossistema aquático: LAGOON. Princípios ecológicos inerentes, possibilidades de controle, coerência com a teoria, exercícios de simulação. IV) Historia e evolução do pacote Ecopath (Ecopath I, Ecopath II, Ecopath com Ecosim). Características do pacote Ecopath; requerimento de dados; detalhamento das diversas matrizes que o compõem. Exemplos reais de modelos em diferentes ecossistemas aquáticos (este tópico poderá ser subdividido e abordado em mais de uma aula segundo a conveniência dos temas e o tempo disponível). V) Os módulos Ecosim e Ecospace: as simulações temporais e espaciais. Origem, teoria de forrageio, exploração pesqueira. Requerimento de dados reais; discussão sobre o parâmetro “vulnerabilidade”. Futuro do Ecopath. VI) Equilibrando o modelo: alteração das matrizes, conhecimento do intervalo de valores de cada parâmetro; “pedigree” dos dados. Discussão sobre a estabilidade, diversidade e persistência dos ecossistemas ao longo do tempo. Variabilidade na dieta dos predadores; variabilidade na produtividade primária dos ecossistemas aquáticos. VII) Conformação final do modelo. Análise dos resultados. Índices ecossistêmicos de estado (ou “saúde”) dos ecossistemas. Análises bio-econômicas. Discussões e orientações sobre o relatório a ser apresentado. Aulas práticas: 1) Análise e simulações com o programa LAGOON. Interpretação dos resultados à luz das teorias da ecologia e oceanografia. 2) Conformação de um modelo ecotrófico no Ecopath. Primeira visualização da estrutura do modelo e orientação para a recopilação de dados. 3 a 5) coleta de dados, construção do modelo; equilibrando o modelo (“balanceamento”); análises bio-econômicas; discussões específicas sobre o processo e elaboração do relatório individual.

    • Biologia Reprodutiva em Chondrichthyes Cód. 15076P (2 créditos) Profa. Maria Cristina Oddone Franco

Ementa: Histórico dos estudos de reprodução em peixes cartilaginosos, Apresentação taxonômica do grupo, Reprodução em peixes ósseos vs. Chondrichthyes, Generalidades da reprodução em peixes cartilaginosos. Sistema reprodutivo do macho. Sistema reprodutivo da fêmea. Modos reprodutivos em Elasmobrânquios. Ciclos reprodutivos. Cópula e comportamento reprodutivo. Metodologia de estudos reprodutivos. Biologia reprodutiva no contexto da biologia pesqueira.

    • Bio-Ótica Marinha e Sensoriamento Remoto da Cor do Oceano Cód. 11283P (2 créditos) Profa. Maria Fernanda Colo Giannini

    • Ementa: Aulas teóricas e práticas sobre bio-óptica marinha, incluindo temas como: princípios da luz e sua interação com os oceanos; medidas das propriedades óticas da água; componentes opticamente ativos nos oceanos; e aplicações do sensoriamento remoto da cor do oceano.

  • Delineamentos Experimentais em Ecologia Cód. 11261P (2 créditos) Prof. Mauricio Garcia De Camargo

  • Ementa: A teoria do desenvolvimento ontogenético de ovos e larvas de peixes estuarinos e marinhos, sua biologia e ecologia, e a influência sobre o recrutamento de peixes de interesse econômico.

  •  

Tópicos Especiais

    •  Seminários de Pesquisa Genética na Biologia Marinha Cód. 11333P (1 crédito) Profs. Maximiliano Manuel Maronna e Maria Cristina Flores da Silva

Ementa: Os conteúdos a serem abordados destacam: contexto histórico da pesquisa genética; forma e função dos genomas; mecanismos, processos e padrões da diversidade genética; materiais e métodos para atividades laboratoriais de genética molecular; a biota marinha e a pesquisa genética; estado da arte na biota marinha brasileira.

    • Identidade de Espécies baseada em Genética Cód. 11334P (2 créditos) Prof. Maximiliano Manuel Maronna

    • Ementa: Os conteúdos a serem abordados consideram: propriedades naturais e contexto histórico das espécies; mecanismos, processos e padrões da especiação; bases morfológicas e moleculares para determinação operativa de espécies; taxonomia, sistemática e nomenclatura; a biota marinha e relações ecosistémicas; estado da arte nos metazoários marinhos brasileiros.

    •  

    • Ecologia do mesopelágico Cód. 11323P (1 crédito) Prof. Juliano Lauser Coletto

    • Ementa: Características físicas e zonação vertical do ecossistema pelágico; Métodos de amostragem; Adaptações e características da fauna mesopelágica; Camadas de dispersão acústica profunda; Zonas de Mínimo Oxigênio; Relações tróficas, migração vertical diárias e bomba biológica

    •  

      Resíduos sólidos em ambientes costeiros e marinhos: Teoria e Prática Cód. 11325P (2 créditos) Profa. Sanye Soroldoni Guimaraes Goes

    • Ementa: Contaminação e poluição por resíduos sólidos (lixo marinho) nos ambientes costeiros e marinhos. Classificação dos resíduos por tipo, tamanho e origem, com ênfase nos plásticos. Conceito de polímeros e suas principais propriedades e aplicações. Metodologias de coleta, processamento, armazenamento e técnicas de análise dos resíduos plásticos. Principais mecanismos de degradação dos resíduos plásticos nos ambientes costeiros e marinhos. Resíduos plásticos como fontes e valores de outros contaminantes para o ambiente costeiro e marinho. Impactos dos resíduos plásticos no ambiente costeiro e marinho (ecotoxicidade, ingestão pela biota, plastisfera).

    •  

      Políticas Públicas para a Conservação de Biodiversidade Marinha Cód. 11280P (1 crédito) Profa. Juliana Couto Di Tullio

    • Ementa: Introdução às políticas de preservação, conservação e utilização sustentável da biodiversidade brasileira. Riqueza de espécies, diversidade genética e ecológica. Revisão sobre os impactos antrópicos, com ênfase no ambiente marinho. A Convenção sobre a Diversidade Biológica. Avaliação do estado de conservação das espécies (IUCN) e o plano nacional para a conservação das espécies ameaçadas. Sistema Nacional de Unidades de Conservação. Áreas Marinhas Protegidas (AMP). Identificação de áreas marinhas ecologicamente ou biologicamente significativas (EBSAs). Gestão de AMP e EBSAs. Exemplos de ações para a conservação nacionais e internacionais. Simulação de reuniões para Avaliação de Espécies Ameaçadas, do Plano de Ação Nacional para a Conservação das Espécies Ameaçadas e de Atualização das Áreas Prioritárias para a Conservação, Uso Sustentável e Repartição dos Benefícios da Biodiversidade da Zona Costeira e Marinha.

    •  

       

    • Banco de Dados Ecológicos: da Estruturação ao Data Paper Cód. 11265P (1 crédito) Profas. Marianna De Oliveira Lanari e Valeria Marques Lemos

    • Ementa: Publicação de dados ecológicos: importância e vantagens da publicação. Bancos de dados ecológicos: definições, importância e histórico no Brasil e no mundo. Principais plataformas internacionais de publicação de dados ecológicos. Formatação de dados no padrão DarwinCore. Ferramentas de controle de qualidade da publicação dos dados ecológicos. Importância e estruturação dos Metadados. Publicação de Data Papers. Uso das plataformas para a obtenção de dados. Panorama global de publicação de dados ecológicos.

    • Aspectos Teóricos da Ecologia do Ictioplâncton Cód. 11284P (1 crédito) Prof. Jose Henrique Muelbert

Ementa: A teoria do desenvolvimento ontogenético de ovos e larvas de peixes estuarinos e marinhos, sua biologia e ecologia, e a influência sobre o recrutamento de peixes de interesse econômico.

    •  

    • Ecologia do Zooplâncton em Zonas de Ressurgências Cód. (1 crédito) Prof. Judson Rosa

    • Ementa: Os conteúdos abordados incluem características físicas e químicas das massas d'água, assim como a composição, abundância e biomassa da comunidade zooplanctônica; Efeitos dos processos oceanográficos, no ciclo offshore-onshore, características da assembleia de copépodes e comunidade meroplanctônica; Contraste de temperatura e clorofila nos períodos de ressurgência e subsidência; Relações tróficas, na assembleia de copépodes

 

Redação de Artigos Científicos Cód 11239P

Ementa: A disciplina abordará os princípios básicos da redação de artigos científicos. Serão expostos e explorados os principais componentes dos artigos, assim como estratégias de síntese e organização, para auxiliar o aluno a elaborar manuscritos sucintos, objetivos e claros. Desenvolvimento de conteúdo: aulas teóricas (50%) e práticas (50%) desenvolvidas ao longo de 05 dias (3h/dia). Participação dos alunos através de trabalhos de escrita (todas as aulas). Cronograma e tópicos: A disciplina será realizada de forma condensada, na primeira semana de dezembro/2017 Aula 1: Dicas básicas para uma escrita sucinta. Apresentação das seções de um artigo e tipos de artigos científicos. Como planejar seu artigo. Aula 2: Estruturação e redação de um artigo científico. Aula 3 Tipos de resumos e títulos, e como escrevê-los. Escolhendo palavras-chave e escrevendo títulos de cabeçalho. Aula 4: Autoria de artigos. O processo de revisão e submissão de artigos – escrevendo a cover letter, indicando revisores, respondendo a revisores/editores. Aula 5: Divulgação científica – passando informações científicas para a comunidade em geral.

Programas Ecológicos de Longa Duração no Brasil Cód.  (1 crédito) Dr. Manuel Cezar Macedo Barbosa Nogueira de Souza

Ementa: A disciplina aborda os estudos ecológicos de longa duração e sua relevância para compreender as dinâmicas ambientais em diferentes escalas temporais e geográficas. Discute-se a importância do monitoramento contínuo e integrado de diversos indicadores ecológicos e ambientais para identificar tendências naturais e os impactos das atividades humanas. Serão exploradas as estratégias de troca de informações entre pesquisadores e a colaboração entre diferentes sítios e biomas. O Programa Ecológico de Longa Duração (PELD) será analisado em seus aspectos históricos, metodológicos e de gestão, destacando seu papel na formulação de políticas públicas voltadas à conservação e ao uso sustentável dos ecossistemas.. 

Frentes Marinhas e Distribuição de Animais Marinhos Cód.  (1 crédito) Dr. Octavio Esquivel Garrote

Ementa: Definição de frente. Formação das frentes. Características e identificação das frentes. Influencia das frentes sobre a distribuição de animais. Impactos ecológicos das frentes sobre as espécies marinhas