Dissertação - Andrea de Moura Milanelli

Análise temporal da ecologia da paisagem acústica na região portuária do estuário da Lagoa dos Patos (Brasil), com ênfase no boto (Tursiops gephyreus) e na miragaia (Pogonias courbina)

Autor: Andrea de Moura Milanelli (Currículo Lattes)

Resumo

O estuário da Lagoa dos Patos (ELP) é um ambiente chave no ciclo de vida de muitas espécies, com forte potencial de impacto por atividades humanas, e sua acústica não foi estudada até o momento. Portanto, este estudo visa caracterizar a paisagem acústica em um ponto específico da região e verificar sua variação temporal e sazonal, bem como verificar a influência da temperatura e salinidade nos níveis de pressão sonora (SPL) em três diferentes faixas de frequência ao longo do ano. Foram utilizados dois equipamentos autônomos para a coleta de dados instalados na Estação Naval do Rio Grande. As coletas abrangeram uma semana consecutiva por estação do ano e a análise dos arquivos foi feita manualmente no software Raven. As emissões sonoras do boto Tursiops gephyreus e dos peixes estiveram presentes em todo o período amostral, porém o pico de detecções ocorreu durante o verão e a primavera, respectivamente. Foi detectado o coro reprodutivo da miragaia (Pogonias courbina) durante a primavera, especialmente no período na noite, porém com um padrão diário no pico de emissão envolvendo o final da tarde e o crepúsculo vespertino. O ruído das embarcações foi detectado durante o ano inteiro, porém de forma mais intensa no verão. Modelos lineares generalizados (GLM) indicaram, para as três faixas de frequência do SPL, influência da estação do ano na composição da paisagem acústica do ELP com flutuações positivas para as estações mais quentes (verão > primavera > outono > inverno). A salinidade, por sua vez, apresentou uma relação levemente negativa com os valores de SPL nos três modelos, sugerindo uma diminuição nas frequências com o aumento da salinidade. O SPL de baixa frequência demonstrou ser o principal componente da paisagem acústica do ELP, e o modelo correspondente a este SPL foi o que teve a maior deviância explicada. Ao se comparar os resultados do SPL com as detecções manuais dos sons de baixa frequência (peixes e embarcações), sugere-se que as análises estão em concordância. O SPL de alta frequência apresentou algumas dissimilaridades com as detecções manuais dos sons de alta frequência (boto e embarcações) e teve o menor valor de deviância explicada no modelo com as covariáveis utilizadas. O presente estudo é pioneiro na região do ELP e demonstrou a utilidade de métodos acústicos para avaliação da ecologia local, além de alertar sobre a contribuição deste método para futuras medidas protetivas de espécies ameaçadas.

TEXTO COMPLETO

Palavras-chave: Oceanografia biológicaSciaenidaePoluição sonoraTursiops gephyreusPogonias courbinaFatores abióticosMonitoramento acústico passivoEstuário da Lagoa dos PatosLagoa dos Patos