Tese - Érika Belarmino da Silva

Diversidade funcional de peixes no estuário da Lagoa dos Patos : resiliência, resistência e variabilidade de longo prazo frente a perturbações naturais climáticas e antrópicas

Autor: Érika Belarmino da Silva (Currículo Lattes)

Resumo

A tese investigou os efeitos de perturbações climáticas e antrópicas sobre a diversidade taxonômica e funcional das assembleias de peixes no Estuário da Lagoa dos Patos, no sul do brasil, um estuário subtropical crítico para espécies marinhas e estuarinas. Foram utilizados dados de monitoramento de longo prazo (1996-2019) obtidos no âmbito do programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração (PELD), índices de diversidade taxonômica (Shannon e Pielou) e funcional (Riqueza, Equitatividade, Dispersão e Divergência), Análises de Componentes Principais (PCA) e Modelos Aditivos Generalizados (GAM), além da avaliação de impactos de descargas continentais intensas sobre resistência, resiliência e redundância funcional da assembleia de peixes. Os resultados mostram uma tendência de declínio na diversidade funcional, relacionada a eventos climáticos (El Niño/La Niña) e alterações morfológicas do estuário (i.e., prolongamento dos pares de molhes de pedra na sua conexão com o mar), baixa resistência e resiliência variável frente a perturbações hidrológicas extremas. A diversidade funcional apresentou variações sazonais e anuais, influenciadas por fatores abióticos, climáticos e impactos antrópicos, sendo o El Niño associado a quedas na diversidade, enquanto La Niña e períodos neutros favoreceram recuperação parcial. Os resultados desta tese contribuem para entender como as variações hidrológicas e as intervenções humanas afetam as assembleias de peixes estuarinos, com reflexos na cadeia trófica e na produtividade pesqueira. A tese confirmou a predição de que perturbações naturais e antrópicas atuam sinergicamente, evidenciando a vulnerabilidade de estuários subtropicais e reforçando a necessidade de manejo adaptativo e estratégias integradas de conservação, bem como a importância global desses ecossistemas para a manutenção da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos.

TEXTO COMPLETO

Palavras-chave: Oceanografia biológicaPeixes estuarinosDiversidade funcionalResistênciaEstuáriosLagoa dos PatosEstuário da Lagoa dos PatosDiversidade taxonômicaPerturbações antrópicasPerturbações climáticasResiliência ecológicaPesquisas ecológicas de longa duração (PELD)