Dissertação - Mauricio Lang dos Santos

A importância da tainha (Mugil liza) na pesca cooperativa entre golfinhos (Tursiops truncatus) e pescadores de tarrafa em Tramandaí, RS.

Autor: Mauricio Lang dos Santos (Currículo Lattes)

Resumo

A interação entre golfinhos Tursiops truncatus e pescadores artesanais de tarrafa é um fenômeno que ocorre em poucos lugares do mundo e no Brasil é restrita a região Sul. Esta interação é denominada de pesca cooperativa, onde pescadores de tarrafa e golfinhos se beneficiam mutuamente para a captura de tainha Mugil liza. Neste trabalho, a pesca cooperativa na desembocadura do sistema estuarino do Rio Tramandaí foi acompanhada durante um ano com objetivo de verificar quantitativamente as capturas da pesca de tarrafa e suas relações com os golfinhos. Mugil liza foi a espécie dominante nas capturas, sendo a ocorrência e o número de golfinhos na área de pesca principais responsáveis por aumentar a probabilidade de capturar tainhas e em maiores quantidades. A presença dos golfinhos também aumenta a eficiência de pesca, reduzindo o esforço de pesca e aumentando o sucesso de captura. No entanto, a frequência dos cetáceos não influenciou a composição de tamanho dos peixes, sendo o tamanho das tainhas capturadas mais associado a variações sazonais, relacionadas ao seu ciclo de vida. Assim, a preservação da população de golfinhos T. truncatus no sistema estuarino do Rio Tramandaí é essencial para os pescadores artesanais de tarrafa obterem maiores rendimentos. Ressalta-se que a tainha M. liza constitui a base da interação boto e pescador, e medidas de manejo e conservação de M. liza são cruciais para a manutenção da pesca cooperativa no sistema estuarino do Rio Tramandaí.

TEXTO COMPLETO

Palavras-chave: Pesca artesanalPesca de tarrafaGolfinhosTursiops truncatusTainhaMugil lizaPesca cooperativaBrasilRio Grande do SulRio Tramandaí