Ecologia de Fitoplâncton e Microorganismos Marinhos

O Laboratório de Fitoplâncton e Microorganismos Marinhos (LabFito) começou com os professores e doutores Clarisse Odebrecht, Marli Bergesch, Virginia Maria Tavano e Paulo César Abreu, que desenvolveram e estabeleceram programas de pesquisa de âmbito nacional e internacional, e que foram responsáveis pela formação de diversos profissionais especializados em estudos sobre o fitoplâncton marinho, estuarino, e de ambientes costeiros. Atualmente, o LabFito é liderado pelos professores Rafael Mendes e Fernanda Giannini que, além de manterem o alto nível de qualidade em ensino e pesquisa, vêm implementando e estabelecendo novas linhas temáticas, como a quimiotaxonomia e a bio-ótica, aplicadas ao estudo do fitoplâncton.

O LabFito participa em diversos projetos de pesquisa na área de Ecologia do Fitoplâncton Marinho, com especial foco no Atlântico Sul e Península Antártica, incluindo regiões costeiras como o estuário da Lagoa dos Patos (RS). O LabFito possui ainda um extenso banco de cultivos com diversas espécies de microalgas, possibilitando a condução de pesquisas e experimentos laboratoriais na área da Ecofisiologia.

Todas as pesquisas e estudos se relacionam com a alta biodiversidade dos grupos do fitoplâncton, utilizando técnicas e abordagens desde as mais tradicionais (microscopia) até às mais modernas como a Biologia Molecular. As atividades de ensino são voltadas à graduação em Oceanologia e Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Oceanografia Biológica e Oceanologia.

Para acompanhar mais (Instagram): @labfitofurg