A comemoração dos 40 anos de atuação do PPGOB

       No ano de 1970, foi criado o primeiro curso de Graduação em Oceanologia do Brasil, na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), marcando o pioneirismo da instituição no estudo das ciências marinhas no país. Em 1978, foi criado o curso de Mestrado em Oceanografia Biológica, simultâneo à implantação da Base Oceanográfica Atlântica (Abril de 1978) no Campus Carreiros da FURG, a qual concentrou pesquisas em seus seis núcleos: Oceanografia Biológica, Oceanografia Geológica, Oceanografia Físico-Química, Avaliação Pesqueira e Tecnologia Alimentar do Pescado. Neste mesmo ano, a FURG também recebeu o seu primeiro navio de pesquisa oceanográfico: o Noc. Atlântico Sul.

Imagens da construção da Base Oceanográfica Atlântica, em 1978 (foto do topo e da direita).

Uma imagem atual da Base Oceanográfica (imagem à esquerda). Foto histórica do Navio Atlântico Sul.

 

      Em 1982, as primeiras dissertações de mestrado da PPGOB foram defendidas, focadas no estudo da distribuição e ecologia de organismos marinhos como peixes, cetáceos e macroalgas na região estuarina e costeira do sul do Brasil. Tais estudos foram pioneiros no sul do país, contribuindo para o avanço e fortalecimento da produção científica brasileira na área de Ciências do Mar. Em 1992, o curso de Doutorado foi implantado no PPGOB. 

       Em 2019, celebramos os 40 anos de atuação em atividades científicas e acadêmicas. Desde sua criação, o PPGOB contou com a atuação de 20 coordenadores e com a dedicação da secretária Vera Oliveira Santos. Para não passar em branco, foi criado um logo comemorativo, em parceria com a empresa ECOSERVICE Empresa Junior

Painel dos coordenadores do PPGOB, créditos: Profa. Clarisse Odebrecht

 

 

     Devido a contínua evolução do PPGOB, o programa recebeu recentemente o conceito máximo no sistema de avaliação da CAPES (Conceito 7), que o coloca como um curso de excelência em educação e ciência no cenário nacional e internacional. Em meados de 2021, o PPGOB concluiu a formação de 385 mestres e 185 doutores entre os quais 30 (7%) eram estrangeiros que encontraram na FURG a oportunidade de seu desenvolvimento acadêmico e científico. 

Prof. Gustavo Cardoso, ex-coordenador do Programa, em palestra sobre a atribuição do conceito "7" ao PPGOB, pelo sistema de avaliação da CAPES (foto do alto). Estudantes e professores durante o Encontro Científico da Pós-Graduação em Oceanografia Biológica ENCOB, em 2017 (foto de abaixo).  Fotos: Ana Luzia Lacerda