Pesquisas do PPGOB ganham destaque na Natioanal Geographic (Setembro 2025)

         

        Pesquisas realizadas por dois doutorandos do PPGOB ganharam recente destaque nas edições impressa e online da revista National Geographic, o mostra que pesquisas realizadas por discentes do Programa têm grande impacto fora do âmbito acadêmico, incluindo canais de ampla circulação internacional. Um trabalho recentemente publicado pela aluna de doutorado Marioxis Katiuska Macías Cuyare, do PPGOB, orientada pela Profa. Maria Cristina Oddone, ganhou grande repercussão internacional ao longo dos ultimos meses. Trata-se da descoberta de um tubarão-lixa (Ginglymostoma cirratum) com coloração alaranjada, um raro caso de albinnismo e xantismo no mesmo indivíduo. A descoberta foi publicada no periódico científico Marine Biodiversity e ganhou destaque em  diversos jornais internacionais como New York Times, Forbes, BBC, NPR, Times of India e também no Brasil em, O Globo, Metrópolis, IG, Correio Braziliense. Nesta ultima semana, porém, a repercussão do trabalho chegou a edição online da National Geographic, que publicou uma reportagem que incluiu uma entrevista com a aluna, que pode ser acessada aqui. O espécime (Figura 1), com cerca de 2 m de comprimento, apresentava intensa coloração amarela e olhos brancos, caracterizando o albino-xantocromismo. A pesquisa, desenvolvida em colaboração com o médico-veterinário venezuelano Gilberto Borges e o biólogo costarriquenho Daniel Arauz, sugere que essa condição não compromete a sobrevivência da espécie e abre caminho para novas investigações sobre fatores genéticos e ambientais que influenciam essas anomalias de pigmentação.

 

Figura 1.A. Pescador esportivo retira linha do tubarão-lixa na Costa Rica. B. Imagem da matéria publicada na edição online da NatGeo. 

 

        Outro doutorando do PPGOB a ganhar destaque na National Geographic foi Guilherme Morsch von Montfort, orientado pelo Prof. Renato Mitsuo Nagata. Durante parte de seu doutorado sanduíche realizado nos EUA, ao final de 2024 e início de 2025, Guilherme concedeu uma entrevista sobre os organismos foco de suas pesquisas, as medusas. A matéria fala sobre o papel predatório e comportamental de medusas, tema do doutorado do aluno, e foi publicada na edição impressa da revista americana do mês de agosto. A edição tem como tema "Animal Predators" e a matéria sobre "Medusas", pode ser baixada aqui. A tese de Guilherme analisa o comportamento predatório das medusas com base em vídeos de alta velocidade ("super-slow motion"), além de dados sobre dieta obtidos em campo e experimentos realizados em laboratório. Durante sua estadia nos EUA, sua supervisora Kelly Sutherland, que também saiu na edição, recomendou a reporter da NatGeo, Liz Langley, que entrevistasse o discente, que explicou conceitos sobre a morfologia, comportamento e alimentação desses predadores dos ambientes marinhos.  

   

Figura 2. A. Capa da edição de agosto de 2025 da National Geographic. B. Reportagem sobre Medusas com um trecho da entrevista com o aluno Guilherme Morsch von Montofort.